A gente realiza sonhos.
Eu quero escrever, mas tenho medo. Tenho vontade, mas e se eu não conseguir? Será que eu consigo colocar no papel, no mundo, as coisas que eu quero e penso?
Fica tranquila, pessoa escritora. A gente realiza sonhos.
Há muita beleza no cotidiano! E todos nós, sem exceção, temos capacidade e tato para escrever bem. Eu tô aqui pra gente tirar da gaveta e botar em cima da mesa do sonho de escrever. Seja uma história deliciosa ou os trâmites do nosso trabalho, jornalismo, vida acadêmica, o conteúdo que queremos colocar na internet, as narrativas que queremos botar pra fora, de maneira quase terapêutica! Nossas ânsias, nossas ganas, todo o nosso encantamento! Se encontrar, ver o mundo ao redor com melhores olhos. Saber do que se está falando.
Meu curso de escrita é para realizar esses sonhos, mostrar que dá pra fazer gostoso.
O curso terá dez aulas particulares (que pode fazer solo ou em dupla!), com conversas em vídeo ao vivo pela internet, sobre literatura, escrita, contos e crônicas, Do Amor, teorias e muita prática. A gente vai passar por aulas em que explicarei conceitos e estruturação de ideias, aulas de correção, debate e análise dos textos feitos como lição de casa. A ideia é avançar de fato, sair desse curso com a noção plena de que tá tudo aí para ser escrito. Chega de não ter ideias. Chega de não saber o que fazer com as ideias. Quer aprender a escrever? Vem falar comigo.
Valores:
O curso terá dez encontros com o valor de R$1.800,00 (mil e oitocentos reais), que pode ser parcelado em cartão de crédito ou feito em duas a quatro vezes via Pix! O importante aqui é que você queria fazer o curso! Grana, a gente ajusta. me chama.
As aulas terão conversas e leituras, análises e debates, matérias nas aulas teórias e nas práticas. Eu quero acompanhar a sua leitura não só te dar teorias e te deixar perdido com elas. Me dá a mão e vamos juntos. Teremos envio de links, correção de textos, bate-papo e trocas. Aqui, abaixo, as matérias que quero te passar:
Como apurar o olhar sobre o cotidiano e a vida;
O que está por trás do texto que estou escrevendo?;
A Intenção vale muito: o que queremos dizer quando estamos escrevendo;
Visão crítica de textos e de mundo;
Interpretação do próprio texto;
Estrutura de texto: esqueleto, o começo, meio e fim do que vamos escrever;
A micro história e a macro história dentro do seu texto;
A importância visual quando escrevemos;
Como editar o próprio texto.
Além disso, vamos acompanhar na sua escrita vocabulário, o gosto e peso das palavras, cadência de escrita e de leitura, ajustes específicos para melhorar a sua voz, a sua escrita, matérias práticas de melhorias no texto, troca de palavras, ajustes de frases, o que fica melhor no seu texto em específico, no tipo de literatura ou trabalho que você produz. É pra ser potente, é pra ser gostoso. A gente vai vendo nossa imaginação e nossos objetivos tomando forma real.
Obs.: há, ainda, mais dois módulos de aprofundamentos! 85% dos alunos avançam para estes módulos e, lá, eles vêem aulas de desenvolvimento de um olhar mais interessante e interessado, a gente fala sobre a escrita de cartas de amor, escrita ativa e de fluxo de consciência, a teoria do não julgarás, falamos de pesquisa e como os dilemas movem nossas histórias. Depois, a gente transpira ainda mais e falamos de não ficção e mistura de ficção com não-ficção, a escrita da história longa (como escrever textos grandes e longos: com estrutura). É apenas muito saboroso!
Escrever é saber onde pisa
e criar pontes para que o outro
enxergue o que a gente vê.
Este curso não serve apenas para quem almeja iniciar uma carreira como escritor. É também para quem quer publicar bons textos na internet, nas redes sociais, quem trabalha com conteúdo, com comunicação, jornalismo, psicologia ou outras terapias, é para melhorar apresentações, artigos, relatórios, criação de textos, documentos, quem trabalha com vendas, com atendimento.
Quem escrever um bom conto, vai transitar com desenvoltura, facilmente, por outros tipos de escrita.
Minha aluna acadêmica:
A Elen, psicanalista, foi minha aluna e precisava desenvolver uma melhor escrita para a vida acadêmica, mais especificamente para trabalhar sua dissertação de mestrado e, mais tarde, de doutorado. A gente fez as aulas, ela é muito talentosa e mergulhou de fato nas propostas, e cheguei até a ser consultor de sua dissertação, fazendo leitura e apontamentos.
Ao final, ela tirou notas altas, com louvor, na sua banca de mestrado, inclusive com elogios posteriores à escrita gostosa e desenvolta, bem encadeada. A gente comemora tudo isso até hoje e uso ela como exemplo sempre que alunos acadêmicos me procuram. Dá pra escrever textos acadêmicos sem fugir do protocolar, mas adicionando nisso tudo um pouco de ziriguidum, de balacobaco e de teleco teco.
Meus alunos escritores:
Claro, já foram mais de cento e cinquenta alunos e acompanhamentos de escrita, então vou pinçar alguns que acabam me vindo à mente como exemplo não só de escrita, mas do processo aqui nas aulas. Mas eu tive o aluno Vitor que meses depois das minhas aulas já estava com um livro inteiro escrito e chegando na mesa de editoras. O caminho foi numa ascendente muito boa, quando fiquei sabendo do romance todo pronto confesso que um pulinho ou dois foram dados na sala de casa. Não posso confirmar a informação, mas também não tenho porque negá-la. A Valentina também lançou um livro e vai participar da FLIP deste ano! O Adnilson foi um aluno e, hoje, grande amigo, formado em letras, que se achou nos caminhos da própria escrita depois das aulas também de maneira muito bela, tirando alguns desconsolos da época de faculdade, enxergando caminhos para que a própria escrita que só um cearense residente há anos em Portugal poderia montar. Um caldeirão, hoje, muito bem temperado.
E, pra eu não passar mais duas laudas lambendo as crias, uma dupla recente de alunos que fizeram aulas juntos, o Germano e a Sarah, que saíram do design e da advocacia para a mais profunda ligação com os textos literários, escrevendo contos sublimes, um com dois pés no realismo mágico e na escrita com aceleração gravitacional um décimo da que temos aqui na Terra, ou seja, uma escrita que flutua, e a outra com os dois pés nos textos crus, aqueles que machucam e a gente pede mais, de pés juntos, quase agradecendo os flagelos interessantíssimos que ela nos dá, que suas personagens femininas potentes e importante nos dá.
Meu curso é uma terapia?
Não vou chamar minhas aulas de terapêuticas, mas podem ajudar bastante a dar respiro numa vida corrida ou com, vá lá, suas frustrações. Muitos alunos se aproximam para sair um pouco da rotina ou abrir espaço na agenda corrida, poxa, naquele dia vai ter aula do Jader, vou ler coisa boa, mergulhar em algo bom, vou me ver, me encontrar, enxergar o mundo de novo, ver cores mais intensas, voltar mais animado. Pras aulas e pra vida.
É, ou melhor, pode ser uma troca muito valiosa. Se a sua ideia é escrever mergulhado, mas sem pretensões profissionais, só porque é muito muito legal, tá na hora certa e no lugar certo.
Alunos que aprendem para trabalhar melhor:
A Raquel é roteirista de cinema. A Camila trabalha numa agência de publicidade, a Vanessa e o Marcos, com gestão e consultoria financeira! A Larissa monta planilhas complexas no Excel, a Eneida é dentista, tenho alunos nos cinco cantos do Brasil, aluna chilena, cubana, angolanas, pessoas que fizeram meu curso e vivem nos Estados Unidos, em Portugal, na França, na Suíça, na Hungria, tão trabalhando em Londres, Amsterdã, um cara que trabalha na cozinha de um restaurante, um finalizador de efeitos especiais e CGI para filmes e propagandas em Nova York, tive alunas obstetras e cuidadoras de crianças, dezenas dos caras da TI.
O curso é para todo mundo. Como eu acompanho a escrita de cada um, cada aluno trilha seu caminho e encontra suas saídas, seus métodos, os desejos que sempre teve em mente quando o assunto era se tornar um escritor, tirar do armário o sonho de saber que sabe escrever. Não tem quem tire o gosto doce dessa conquista, desse avanço.
E dá pra rachar a conta!
É uma grana considerável, eu sei.
Pra ajudar, o curso pode ser feito não sozinho, mas em dupla, dois alunos rachando a conta, cada um pagando metade do valor! E não precisa me procurar só co dupla formada! Venha sozinha, sozinho, me avisa que quer fazer em dupla, o Jader aqui se encarrega de achar outra pessoa pra fazer o curso contigo! Aviso nas minhas redes que tô com uma pessoa querida esperando dupla e, quando alguém interessado aparecer, a gente forma a dupla e, além de boa companhia, vocês dividem o valor do curso e eu trabalho com os dois! Cada um paga, em vez de mil e oitocentos, só R$900 (dá pra parcelar no cartão, fazer em duas a quatro vezes no Pix!).
“Ah, vai ser igual ao curso particular?”
Vai. Mas com a atenção dividida para duas pessoas, o que não é nada ruim, mas que tem que levar isso em conta. São as mesmas dez aulas, com a mesma programação, mas trocando com duas pessoas em vez de uma.
Interessou? Me chama e a gente organiza.
Passo os horários disponíveis e, fechando duas pessoas, boto em contato e a gente avança.