O sistema

066.jpg

Cara, o Capitão Nascimento, em sua redenção no Tropa de Elite 2, fala a real: "O sistema, bicho. O sistema é foda".

Há pouquíssimos dias antes de votar a reforma da previdência, Michel Temer leva uma lapada daquelas. Agora, não tem mais poder de barganha. Levaram com ele o Aécio que, como nas "previsões", seria o primeiro a ser comido.

Não é vingança e nem justiça. Não teve vontade de consertar nada, a necessidade de botar em ordem, o dever de revelar. Nada disso foi pensado. Não teve Cunha e nem Jucá. Aconteceu porque o sistema tá pedindo isso pra não ser dizimado. Não o Congresso e seus participantes na atualidade. O sistema. O que tá acima deles.

Na operação Mãos Limpas, ocorrida na Itália dos anos 90, mais de cinco mil pessoas do mundo empresarial e político italiano foram indiciadas pelo grande esquema de propinas no fisiologismo de décadas que ocorria no país. O sistema foi mais esperto ou produtivo que os políticos e todo o universo judiciário da época. Ao final, muitos paretido políticos desapareceram, poucos foram efetivamente condenados, muitos apareceram em outros esquemas de corrupção agora nos anos 10 do século 21, mecanismos foram criados para minar novas iniciativas de operações como essa, logo depois, veio a fase Silvio Berlusconi que enterrou a Itália em escândalos de corrupção e dando gargalhadas.

O sistema, bicho. O sistema é foda.

Ele exige que o empresariado atue na sacanagem que atua, que a classe política barganhe como barganha, ceda como sempre cedeu, que a imprensa jogue como sempre jogou, que esmague quem depende do bom funcionamento do Estado e das empresas, a classe trabalhadora, a classe mais vulnerável.

O sistema, bicho. O sistema é foda.

Jader Pires